sexta-feira, 22 de maio de 2009

Uso do Hífen II

Como era: auto- ajuda, auto- escola, contra- exemplo, contra- indicação, extra- escolar, extra- oficial, infra- estrutura, infra- ocular, neo- expressionista, neo- imperialista, semi- aberto, semi- automático, supra- ocular, ultra- elevado.

NOVA REGRA: Não se emprega o hífen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente.

Como será: autoajuda, autoescola, contraexemplo,
contraindicação, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, infraocular, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, supraocular, ultraelevado.

* Esta nova regra normatiza os casos do uso do hífen entre vogais diferentes, como já acontecia anteriormente na língua e compostos como: antiaéreo, antiamericanismo, coeducação etc.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O uso do hífen no acordo ortográfico foi o mesmo tema da nossa pesquisa,então acho que para nós ficou mais fácil entender e poder usa las a partir de agora.

    ResponderExcluir
  4. acho que essa nova regra vai confundir um pouco.

    ResponderExcluir
  5. O uso do hífen pode até confundir, mas devemos lembrar que só mudaram as palavras que recebiam prefixos, e não os substantivos compostos.
    As informações ficaram boas, meninas.

    =)

    ResponderExcluir